sábado, 30 de abril de 2011

Projeto Jogos

Olá colegas.

Durante o 1º semestre de 2011 abordamos o jogo como conteúdo das aulas de Educação Física nos 8º anos do Ensino Fundamental.

O primeiro jogo que realizamos foi o Jogo dos 10 pontos, onde são divididas duas equipes e cada jogador tenta realizar a cesta (cone) na sua vez de arremessar. A equipe que conseguir realizar 10 pontos primeiro é considerada a vencedora.



Em outro momento realizamos um jogo chamado Limpa a Casa, onde são divididas duas equipes e ao sinal do professor todos devem jogar as bolas do seu lado da quadra para o lado do adversário. Quando o professor der o sinal pela segunda vez, a equipe que tiver menos bolas do seu lado da quadra é considerada a vencedora.



O próximo jogo foi o Pimbolim Humano, onde cada equipe era dividida em 3 zonas na quadra e as disputas entre os adversários só podiam ser realizadas naqueles espaços, simulando um jogo de pimbolim.

Realizamos também o Jogo da Velha, onde colocamos arcos em um espaço no formato de um jogo da velha, dividimos duas equipes dispostas em cada lado dos arcos e ao sinal do professor um integrante de cada time corria realizando o brible do basquete, colocava a bola no jogo da velha e voltava para sua posição. O jogo se encaminha assim até uma equipe ganhar ou se houver empate.



Antes de realizarmos um passeio para um boliche, realizamos um jogo chamado Boliche Humano, onde dividimos duas equipes que deveriam derrumar os cones arremessando a bola de um determinado espaço, sendo que a equipe que derrubasse primeiro todos os cones seria vencedora.


Após a reralização desses jogos a quadra começou a ser reformada e retornaremos o projeto com a criação de jogos pelos próprios alunos durante o 2º semestre.

Abraços a todos

sábado, 23 de abril de 2011

Projeto Treinamento

Olá Colegas

Iniciamos um projeto com os 9º anos do Ensino Fundamental com a temática treinamento.

A ideia do projeto iniciou porque desde o ano passado (quando eles eram meus alunos de 8º ano) eu já percebia uma motivação quando discutíamos alguns conteúdos relacionado ao treinamento.

Começamos o projeto assistindo um filme de basquete chamado Estrada para a Glória. Logo após o filme, discutimos como era realizado o treinamento dos atletas de basquete pelo técnico.




Iniciamos as aulas práticas com um treinamento de flexibilidade. Importante ressaltar que em nenhum momento o objetivo das aulas era melhorar o rendimento dos alunos, e sim, fazê-los entender o que significava as diferentes formas de treinar.


Em seguida realizamos um treinamento de resistência muscular, pautado em uma aula de abdominal e na realização de flexões de braço.


Após a realização dessas aulas na escola fomos até uma academia localizada no bairro conhecer como se realiza um treinamento de musculação.


Após a visita na academia resolvemos realizar um treinamento de musculação na própria escola. Construímos materiais alternativos com garrafas de plástico e areia e realizamos alguns exercícios de musculação durante as aulas.


Para aprofundar os conhecimentos realizamos a discussão de um artigo que discutia os benefícios de crianças e adolescentes realizarem musculação, além de sinalizar como deveria ser realizado esse treinamento. Importante ressaltar que os alunos realizaram a tarefa do artigo em um espaço alternativo na escola.



Também discutimos alguns conteúdos do treinamento de musculação pautados no livro Manual de Musculação, com o foco principal no desenvolvimento de como deve ser realizado o treino de musculação de acordo com os diferentes objetivos dos praticantes. Nesse momento os alunos copiaram os textos na própria sala de aula.




O próximo passo do projeto foi montar cartazes com todas as fotos dos exercícios de musculação que vivenciamos na visita que realizamos na academia e que fizemos durante as aulas.


Após fecharmos a discussão sobre o treinamento de musculação com os cartazes dos exercícios decidimos entender um pouco sobre treinamento de corrida. Para iniciarmos a discussão realizamos o teste de 12 minutos nos alunos com a intenção de entender um pouquinho sobre os testes e as peculiaridades de um treino de corrida.

Os alunos contaram quantas voltas eles correram na quadra e nós quantificamos a capacidade física de todos de acordo com os critérios apontados pelo teste de 12 minutos. Além disso, na sala de aula, realizamos alguns apontamentos importantes quando queremos realizar algum tipo de treinamento de corrida.




Como muitos dos alunos treinam algumas modalidades esportivas em um clube escola localizado no bairro decidimos realizar um treinamento de coordenação motora que poderia servir como base para treinar muitas modalidades coletivas.




Terminamos o projeto realizando uma revisão de todos os conteúdos vivenciados e realizando uma avaliação institucional. A devolutiva dos alunos em todas as discussões realizadas em aula foi muito interessante e acreditamos que houveram diferentes tipos de aprendizagem para alunos e professor.

Abraços a todos